Meus amigos, a critica que eu fiz é verdadeira dentro de uma experiência de oito anos tocando na cidade e também não sou apenas eu que penso assim.
É natural que pessoas concordem com o que eu disse e outras não.
È claro que não são todas as pessoas que estão desprovidas de cultura musical, mas eu pergunto será que realmente sabemos apreciar musica? Quantas vezes na semana nós paramos, sentamos e apreciamos a musica através do nosso aparelho de som, prestando atenção em cada frase do poema, em cada arranjo, tendo sensações de alegria, tristeza, saudade, nostalgia, enfim... tendo sentimentos através da musica? Se não conseguimos ouvir musica desta forma e só a ouvimos em festa ou quando estamos dentro do carro ou ainda quando estamos fazendo alguma coisa em que não podemos prestar total atenção à mesma, será muito difícil que consigamos apreciar um show.
Pessoas que sabem apreciar boa musica, o fazem sem que elas conheçam a obra do artista que esta se apresentando, desde que, esta seja realmente boa!
Dizer que nossa linda Maringá não está preparada para ouvir Oswaldo, Djavan, Emilio Santiago, entre outros é o mesmo que dizer que toda a cidade tem dificuldade de chegar a uma compreensão cultural.
Existem pequenos grupos de pessoas que realmente tem este respeito com os artistas, mas são poucos e na maior parte das vezes não estão juntos no mesmo evento, e com isto, acaba sobressaindo à atitude da maioria!
A cidade realmente é jovem, vai evoluir, mas penso, que se faz necessário, dar alguns toques já que o artista sabe o que o público espera dele, é bom e interssante que o público saiba o que o artista espera dele.
Não tenho a intenção de criticar apenas, mas de incentivar uma atenção neste sentido. Também tenho dificuldades em outras áreas culturais, mas estou sempre atento ao que se falam sobre assuntos relacionados à cultura. O importante é estarmos em constante processo de aprendizado e evolução, em todos os sentidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário