sábado, 24 de novembro de 2007

Será que eu tenho “Dom” para tocar um instrumento musical?

Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem, e a resposta é simples – se você tem desejo de tocar, então você tem “dom”. Agora, existem pessoas que tem mais facilidade que outras. As que não possuem tanta facilidade, apenas terão que estudar um pouco mais e levarão um pouco mais de tempo para atingir seus objetivos como músicos e é claro, irão tocar bem!
Só não se pode cair no erro de achar que musica é simples de se fazer ou tocar um instrumento é simples e fácil, pois não é! Também não se pode achar que irão aprender da noite para o dia ou que em poucos meses estarão fazendo grandes temas e improvisando, pois não estarão, para conseguir tocar um tema com perfeição, terão que dedicar muitas horas de estudo.
Na área das artes, exitem três tipos de pessoas as, que tem vocação, mas não tem tanto talento assim as, que tem muito talento e não tem nenhuma vocação e as, que tem as duas coisas.
Eu particularmente prefiro, entre as, que tem vocação e pouco talento e as, que tem talento e não tem vocação, as, que tem vocação, pois estas são esforçadas e terão um ótimo resultado!

Fica esta dica então, se você tem vontade de tocar um instrumento musical, prepare-se psicologicamente para estudar pelos próximos três a cinco anos até tornar-se um bom musico, e deve-se saber que nunca se para de estudar musica, quando estiver tocando bem, deve-se continuar sempre estudando, pois, um mês sem estudar equivale a 50 % da sua habilidade perdida.

Uma última coisa lembre-se que nunca é tarde para começar, não importa sua idade, musica faz bem a alma e a alma é eterna e jovem.

7 comentários:

Aline Raquel disse...

eu fikei mais tranquila ao ler isto... keria mto aprender mas definitivamente eu não tenho dom... meu dedos são mto lentos...
mas foi bom saber que se eu não tenho talento eu posso até ter vocação

Leandro Holetz disse...

Ola Amigo,
meu nome Leandro, Sou de Curitiba,
Gostei muito de ler seu texto! poise tenho 27 anos e estou querendo tocar Sax, mais nunca tive contato com musica!! poise tenho um problema com meus dedos de umas das maos!! definitivamente vou tentar agora!! como vc falou nunca e tarde..
valeu pelo insentivo!
leandroholetz@gmail.com

*LIN* disse...

eu tb fiquei bem mais tranquila ..amo música ,mas não sei tocar nada ...acabei de comprar um violão e sei lá vi que é muito dificil,tocar sem ao menos ter noção de notas e etc ... e me questionei se realmente serei capaz de aprender mas se vc que é músico profissional diz que pra tocar bem é preciso anos de estudos ...isso me tranquiliza e é isso ai vou estudar bastante...
e nisso que vc falou eu fiz teatro a algum tempo e me disseram isso dos três tipos de pessoas as que nascem e as que adquirem o talento ...com seu próprio mérito ...obrigada por inspirar a gente que realmente gosta de música ...

Anônimo disse...

Legal a um mes faço to com vontade de jogar meu violao na parede

Pri Padilha. disse...

Obrigada pela postagem. me senti melhor e mais animada ao ler seu texto.
Graça e paz...abraços.

Unknown disse...

Muito bom!!

Unknown disse...

Muito bom seu comentário, me ajudou muito, sei que não tenho dom de tocar teclado mas estou treinando há dois meses no mínimo uma hora por dia e já tenho tido um resultado positivo. Se Deus quiser vou conseguir.