terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Modos Gregos.


Qualquer musico que queira dominar à improvisação, precisa conhecer os modos gregos, que trata da forma natural das escalas.

Quando se pensa no tom de Dó maior, sabe-se que não existem acidentes, ou seja, todas as notas são naturais não tento nenhum sustenido ou bemol. Sendo assim, começamos a escala a partir de Dó, e segue-se Ré, Mi, Fá... Já que existem sete notas musicais, também existem sete acordes, um para cada escala, quando você entende como funciona e se faz estes modos, você terá mais facilidade para improvisar, mas veja, só os modos não resolvem, é preciso entender a função dos acordes, a formação deles, e outras escalas como, escala menor Natural, Harmônico e Melódico. Mas, isto é assunto para outro comentário.

O nome dos modos Gregos são:

Jônico, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eóleo e Lócrio, partindo de Dó, que é o modo Jônico.

5 comentários:

abassax disse...

Aí, sou Aba, saxofonista e gostaria de saber o que sao modulos gregos na sua essencia, diferenças e quando os podemos usar...

fabio galiotti disse...

Caro Aba, fica um pouco complicado te explicar por email mas...
bom, os modos gregos sao escalas diatonicas, ou seja, elas respeitam um centro tonal, ou tom. quando tocamos uma musica, esta tem tres acordes fundamentais, que são primeiro, quarto e quinto, pensando no centro tonal de Dó maior seria o acorde de C7+, F7+ e G7, para cada acorde deste existe uma escala, esta respeita o centro tonal que ´´e de dó maior, não tem nenhum acidente, os outros acordes que fazem parte do centro tonal de dó que são Dm7,Em7,Am7 e Bm5b7 sao substitutos dos tres fundamentais ou relativos. O motivo para se entender bem sobre os modos gregos é que, em uma musica como Garota de Ipanema, ou Misty , que tem em suas composições varios centros tonais se não se souber como aplicar os modos vc nao ira conseguir improvisar ou criar linhas de melodias com estas harmonias. vou te dar um exemplo de sequencias harmonicas;




No centro tonal de Dó como já lhe mostrei existem sete acordes como em qualquer outro centro tonal entao os acoredes sao;



C7+,Dm7,Em7,F7+,G7,Am7,Bm75b, no centro tonal de Ré temos,



D7+, Em7, F#m7, G7+, A7 ,Bm7, C#m75b no centro tonal de Lá temos;



A7+, Bm7, C#m7, D7+, Em7, F#m7, G#m75b,



Então vamos ver a relação entre eles,



vamos escolher um acorde de Dó maior, vamos escolher o Em7.

Este acorde esta no centro tonal de dó, ré e lá, ou seja cada acorde de todos que existem, estão inseridos em tres centros tonais diferentes, e cada centro tonal tem a sua forma natural de escala diatonica.

Parece complicado não é, pois é nao só parece como é, fica muito dificil explicar atraves de um livro ou de forma escrita o contato humano é o mais eficaz, entao te aconselho a encontrar um professor ai onde vc mora para te ajudar. E lembrando que so modos gregos nao resolvem eles sao a base para todas as outras formas, menor natural, harmonico e melodico, relativas, tons inteiros diminutas e ai vai.

espero poder te despertado o interece sobre este tema mas sei que fica muito dificil entender assim como te expliquei mas garde estas informaçoes e continui pesquisando logo elas faro sentido pra vc. um grande abraço e muito sucesso

Anônimo disse...

Caro Fábio.
Utilizando modais: se tocares no teclado as notas dó, ré e mib, estará fazendo o acorde de dóm, ou dó dorian.
Então, não te prende às cifras. Elas escravisão e limitam qualquer músico.

fabio galiotti disse...

Caro anônimo, respeito sua forma de pensar, mas se vc não conhecer e entender de Harmonia funcional, sobre posiçao,e o principio que é o modos gregos, entao vc nao sabera criar cadencias harmonicas bonitas e que façam sentido. Tambem nao ira fazer linhas de melodia coerentes ira sempre fazer, o que dizemos que é tocar nas treze, ou seja vai ficar jogando cromaticas e fazendo todas as notas pra ver o que da.

Se pra vc nao entender de campo harmonico te desprende e te faz improvisar e criar coisas bonitas, bom pra vc, manda ver! Mas para mim, entender sobre campo harmonico, praticar e aplicar os conceitos é fundamental.

Grande abraço!

Anônimo disse...

como faço pra pegar a pratica de improvisar com modos gregos e outro como penta e ate msm escalas naturais maiores e menores
sei td isso na teoria sei aonde kda um se encaixa
sei pra q q serve mas so na teoria
se tiver um toque...